Programa Vida Nova

      Agora que já se passaram os primeiros dias da sua operação para o controle definitivo da obesidade, vamos insistir em alguns pontos que já foram tratados e merecem ser repetidos.

  • ALIMENTAÇÃO

    O estômago novo é como o de um bebê e requer líquidos por alguns dias, líquidos e papinhas depois e, finalmente, três refeições ao dia. Cada caso merece atenção individual e nós lhe diremos como avançar na sua alimentação.


    Quando comer três vezes ao dia, não haverá dietas e isto é uma excelente notícia para você, mas é preciso que se lembre destas cinco normas, chamadas de normas de ouro da boa alimentação, devendo segui-las à risca.


    1 – Não comer se não tiver fome. Se não tiver fome, por favor, não coma. Seu corpo não necessita calorias, já as tem suficientes; também não necessita nutrir-se, já que o seu organismo, que é muito sábio, consumirá a gordura em excesso.


    2 – Suspender o alimento à primeira mensagem do estômago. Seu novo estômago será o seu melhor amigo e lhe enviará um sinal: desconforto no peito, sensação de “enchimento”, etc. Nesse momento acabou a comida e não comerá mais até o turno seguinte. Se sentir dor, enjôo ou vômito, cuidado, você deve estar comendo mal e pode estar causando dano grave ao seu estômago.


    3 – Nada entre as refeições. Simplesmente nada, somente água ou chá sem açúcar.


    4 – Comer lentamente e mastigar bem, algo que é necessário aprender, porque muitos doentes obesos engolem os alimentos rapidamente, sem mastigá-los.


    5 – Coma com prazer. Agora sim, sem remorso ou complexos, você poderá descobrir o encanto das porções adequadas, o sabor dos adereços e condimentos, os aromas das comidas que, antes, por comer em excesso, não tinha aprendido a desfrutar.


    Outros bons conselhos são: Não tomar muita água nas refeições para “empurrar” o que está comendo. Mas sim, mais de 1 litro e meio entre as refeições. Comer com tranqüilidade e sem alterações, discussões e brigas. Deixe sempre algo no prato e nunca repita um prato, por mais saboroso que esteja. Comer deve ser um prazer, sem reprovações ao final de cada refeição porque “comi outra vez em excesso”.
     

  • EXERCÍCIO

    Se a operação foi realizada por vídeo laparoscopia, desde que chegue à sua casa pode caminhar 30 a 45 minutos por dia e, a partir do décimo dia, poderá fazer exercício normalmente: esporte, ginástica aeróbica, bicicleta, natação, etc. Não acontece nada à ferida cirúrgica nem aos seus órgãos internos. Seu médico, com certeza, lhe orientará sobre a melhor ocasião para iniciar atividade física.

  • CICATRIZAÇÃO

    As incisões do abdome cicatrizam sem problema; cada vez nos esforçamos mais em fazer incisões menores e com estética e, no caso da cirurgia laparoscópica, os cortes são de pouco mais de um centímetro. Algumas vezes, pequenas quantidades de gordura se liquefazem e saem pela borda da ferida em forma de óleo, sem que isso afete a cicatrização.

  • ATIVIDADES DIÁRIAS

    Após poucos dias da operação, você pode realizar todas as suas atividades normais, porque você é uma pessoa sã. Não requer cuidados especiais ao caminhar, subir e descer escadas, cozinhar, passar roupas, etc.

  • RETORNO AO TRABALHO

    Sua capacidade de recuperar os níveis de atividade anteriores à cirurgia variará de acordo com sua condição física, natureza da atividade e tipo de cirurgia para perda de peso ao qual se submeteu. Muitos pacientes voltam aos níveis de atividade totais anteriores à cirurgia dentro de seis semanas do procedimento cirúrgico. Os pacientes que fizeram um procedimento laparoscópico minimamente invasivo podem conseguir voltar a essas atividades dentro de poucas semanas.

  • CONTRACEPÇÃO E GRAVIDEZ

    É muito recomendado que as mulheres em idade fértil usem as formas mais eficazes de contracepção, durante os primeiros 16 a 24 meses após a cirurgia de obesidade. Os esforços adicionados pela gravidez em seu organismo e o potencial para danos fetais fazem desse o requisito mais importante.

  • SEGUIMENTO

    Por favor, siga em contato conosco e não esqueça que a operação é o início desta mudança, que será definitiva. Procure sempre o seu médico e mantenha-se em contato, a cada mês pelo menos, por telefone, fax ou correio eletrônico; é muito importante, já que em nosso consultório, como em todos os centros onde é realizada a cirurgia da obesidade no mundo, sabe-se que os melhores resultados se obtêm quando o paciente comparece pontualmente ao seu médico para continuar recebendo orientação quanto à nutrição, alimentação, exercícios e outros hábitos de saúde.


    Embora a curto prazo os efeitos da cirurgia de obesidade sejam bem entendidos, ainda há dúvidas a serem solucionadas sobre os efeitos de longo prazo na nutrição e sistemas do organismo. As deficiências nutricionais que aparecem, no decorrer de muitos anos, precisarão ser estudadas. Ao longo do tempo, você precisará de verificações periódicas quanto à anemia (contagem baixa de hemácias) e vitamina B12, níveis de ferro. Os testes de seguimento serão conduzidos pela equipe interdisciplinar.
     

  • GRUPOS DE APOIO À PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIÁTRICA

    A ampla aplicação de grupos de apoio tem fornecido aos pacientes de cirurgia para perda de peso uma excelente oportunidade de discutir suas várias dúvidas pessoais e profissionais. A maioria aprende, por exemplo, que a cirurgia para perda de peso não solucionará imediatamente as questões emocionais existentes ou “cicatrizará” os anos de danos, que a obesidade mórbida possa ter imposto em seu bem-estar emocional. A maioria dos grupos de apoio lhe ajuda com as dúvidas e necessidades a curto e longo prazo; o apoio contínuo, após a cirurgia, produz o maior nível de sucesso para seus pacientes.

  • VIDA NOVA

    O mais importante depois da cirurgia é a mudança que você experimentará; os pacientes o chamam de Vida Nova e acredito que o tema é correto.


    Enquanto você perde peso, há uma mudança no interior da sua mente, você tem agora as rédeas nas mãos e o controle do que ocorre; dia-a-dia vai sentir mais segurança, uma nova e sólida auto-estima lhe permitirá ver o mundo com olhos diferentes; terá um desejo de “se ver melhor”, de mudar de roupa, penteado, de usar trajes e vestidos que há anos não usava, logo vai sentir como caminha melhor, relaciona-se melhor com o seu mundo, tem novo entusiasmo pela vida e muitas outras coisas mais.


    Seguramente, nesta Vida Nova modificará hábitos que eram nocivos: deixará o tabaco, diminuirá o álcool, deixará de ser sedentário e assim sentirá uma nova energia dentro de si.


    Afinal, a operação foi feita para isso, para conseguir uma Vida Nova, desfrutar cada dia o prazer de comer, o prazer de fazer exercícios e, sobretudo, o imenso prazer de viver plenamente.
    E não esqueça que nossa equipe está disposta a ajudá-lo neste novo caminho, 24 horas por dia; não vacile em telefonar-nos quantas vezes forem necessárias.