Introdução
Nosso interesse pela cirurgia bariátrica iniciou-se em 1998, por ocasião de um importante Congresso Médico na área de Cirurgia Geral. Naquela altura, o Prof. Dr. Arthur Garrido Júnior, grande incentivador, divulgador e formador da imensa maioria dos cirurgiões bariátricos do país, reconhecido internacionalmente por suas seriedade e competência, chamou minha atenção para esta “nova” área da cirurgia. Não poderia deixar de mencionar os Profs. Drs. Fernando Luiz Barroso, Raimundo de Vasconcelos Ferraz, José Afonso Sallet, João Batista Marchesini e seu filho João Caetano Marchesini, Luiz Vicente Berti, Thomas Zêgo, Cid Pitombo, Marcos Leão, Pablo Miguel, Carlos Eduardo Pizani dentre outros, os quais, a cada congresso, jornada ou curso que participamos, nos transmitiram conhecimento, confiança, ética e determinação.
Pudemos compreender e antever que considerável parcela da população brasileira necessitava de ajuda para enfrentar o mal da obesidade mórbida. Senti-me na obrigação, como médico, de fazer a minha parte. Até a presente data não obtivemos nenhuma resposta às nossas solicitações por parte dos órgãos públicos, mas continuamos tentando operar pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.
Com cooperação e estímulo do meu amigo Dr. José Afonso Sallet, operamos em julho de 2001, o nosso primeiro caso em Santos. Também com o seu apoio, criamos o primeiro Serviço de Cirurgia da Obesidade Mórbida na Baixada Santista, no Hospital Beneficência Portuguesa de Santos, com a colaboração e cumplicidade da diretoria desta instituição à época.
Considerando a experiência que tínhamos de 17 anos, já naquela época, tanto em procedimentos convencionais quanto laparoscópicos, não era, nem seria possível iniciar os procedimentos bariátricos com segurança, sem termos criado infra-estruturas especiais pré, peri e pós-operatórias no ambiente hospitalar e na clínica particular. E assim o fizemos.
Quanto as cirurgias bariátricas, podem ser realizadas através de acesso laparotômico (convencional) e laparoscópica (vídeo-cirurgia), conforme as indicações e circunstâncias. Atualmente, operamos nos hospitais Beneficência Portuguesa, São Lucas, em Santos. Temos operado alguns pacientes em hospitais da cidade de São Paulo.
Mantemos íntima relação profissional e fraternal com o INSTITUTO SALLET, na pessoa do Dr. José Afonso Sallet e Dr. Carlos Eduardo Pizani, na cidade de São Paulo. Este vínculo tem como finalidade, recíproca, prestar atendimento pré e pós operatório em Santos ou em São Paulo, aos pacientes portadores de obesidade mórbida que desejam ser operados e também àqueles que já o foram. Julgamos fundamental esta parceria por proporcionar maior segurança e conforto aos nossos pacientes.