Cirurgia Metabólica

  • Cirurgia do Diabetes ou Cirurgia Metabólica
    Sabe-se que a operação do tipo mista, no caso da obesidade mórbida, representa o tratamento com maior eficácia para os pacientes que possuem indicação cirúrgica - por seus efeitos metabólicos - devido à restrição alimentar, à disabsorção e à alteração do trânsito intestinal promovida. Os termos cirurgia metabólica e cirurgia do diabetes vêm sendo cada vez mais utilizados, em especial para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, e surgiram a partir da observação dos resultados em indivíduos submetidos às diversas modalidades de cirurgia bariátrica; verificaram-se efeitos metabólicos independentes da perda de peso e modificações funcionais e hormonais do tubo, com efeitos benéficos adicionais sobre diversas comorbidades, especialmente no controle e na remissão do diabetes nesses pacientes.

    A cirurgia metabólica é definida como a manipulação cirúrgica de um órgão ou de um sistema orgânico visando efeitos biológicos que promovam potenciais benefícios à saúde. De fato, a cirurgia bariátrica ou da obesidade mórbida é uma cirurgia metabólica. A idéia inicial do tratamento cirúrgico de indivíduos portadores de diabetes mellitus do tipo 2, ainda que não obesos, nasceu a partir daí, somando-se a uma ampla variedade de opções ao tratamento clínico dessa doença, como uma alternativa, em casos bem determinados.

    O tratamento do diabetes mellitus tipo 2 busca melhorar a qualidade de vida, diminuindo suas complicações associadas, e a prevenção da mortalidade precoce dos indivíduos acometidos. Entretanto, as diversas medidas clínicas, ainda que otimizadas, em alguns casos falham em atingir as metas de controle dessa doença e, em outros, não se adequam às necessidades peculiares e individuais de cada paciente, não se conquistando os resultados desejados no tratamento do diabetes tipo 2. Com isso, recentemente, no meio médico, tem-se pesquisado muito a respeito do tratamento cirúrgico do diabetes mellitus tipo 2, motivando discussões entre especialistas no mundo todo.

    Até o presente momento, tais procedimentos operatórios que vêm sendo aplicados para o tratamento cirúrgico do diabetes ainda não possuem regulamentação no país, nem indicação de utilização, encontrando-se em fase de estudos conforme protocolos de pesquisa regulares e de acordo com a legislação, a fim de apresentar documentação científica consistente que torne efetiva a sua realização. É necessário que se tenha em mente que o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, que o médico deve aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente e que ainda não se estabeleceu um protocolo nacional para a realização dessa cirurgia, a qual ainda não foi regulamentada.

    A mídia tem divulgado muito vagamente este tipo de procedimento cirúrgico, de forma leiga, mas a verdade é que a classe médica mundial ainda está à espera de uma definição ética e responsável sobre o assunto. Acreditamos que isto esteja próximo. No momento os procedimentos relacionados exclusivamente a cirurgia metabólica não são permitidos legalmente. Como dissemos acima, somente os indivíduos que obedecerem as normas legais dos centros de pesquisa é que poderão neles ser operados.

                      Os médicos cirurgiões da CLILEAL estão engajados ativamente neste assunto, através da participação em congressos nacionais e internacionais, da realização de trabalhos científicos e mediante troca de informações com as equipes que estão desenvolvendo os protocolos de pesquisa em nosso país.